terça-feira, 17 de janeiro de 2017

3ª Urgência: Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral

 “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3, 16) 

“A animação bíblica de toda a pastoral, indo além de uma pastoral bíblica especializada, é um caminho de conhecimento e interpretação da Palavra, um caminho de comunhão e oração com a Palavra e um caminho de evangelização e proclamação da Palavra. O contato interpretativo, orante e vivencial com a Palavra de Deus não forma, necessariamente, doutores; forma santos” (DGAE, n. 54).

A Igreja de Ribeirão Preto assume a animação bíblica da vida e da pastoral, consciente de que a Palavra de Deus é o centro e a fonte que sacia a pessoa humana na busca de Deus. Nela, o homem encontra a luz que ilumina o seu caminho, a pedra de apoio para os seus pés e o alimento salutar do seu cotidiano, dando-lhe a Esperança, fazendo-lhe crescer na Fé e suscitando-lhe a Caridade. Esse encontro se dá por excelência na Liturgia celebrada em comunidade.

Além disso, “nos Livros Sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da Palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual” (Dei Verbum, n.21).


Perspecvas de ação: 


Diante das indicações assumidas, várias são as perspectivas escolhidas pela Assembleia:

a) Valorizar grupos de Leitura Orante da Palavra de Deus;

b)Incentivar a criação dos estudos bíblicos;

c) Valorizar a Liturgia; formação litúrgica para os grupos de canto e corais; evangelizar as devoções.

Estudos e peregrinações

Vídeos