domingo, 15 de janeiro de 2017

Quem somos


Quem somos

O projeto de implementação das Perspectias de Ação da 3a Urgência das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto – “Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral” – foram frutos da participação das paróquias e das indicações assumidas na 14a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 13 de setembro de 2015, para o quadriênio 2015-2019.

Para que as perspectivas escolhidas em Assembleia ganhassem espaço e vida em nossas realidades, Padre Pedro Luis Schianivato, biblista, mestre em Ciências Bíblicas e Arqueologia em Israel e doutor em Teologia Bíblica em Roma, e o Diácono Paulo César do Nascimento foram indicados referenciáveis desta Urgência.

Após diagnosticar “através de um “Mapeamento”, a real situação sobre o interesse e o engajamento das paróquias e foranias pelos estudos e leitura da Palavra de Deus, os referenciáveis, em 19 de março de 2016 (solenidade de São José), passaram a trabalhar com um grupo de apoio formado por pessoas de diferentes paróquias e de variadas formações; e foi elaborado um projeto de operacionalização que contempla as perspectivas das ações assumidas em Assembleia.

A equipe se coloca a disposição das forânias e das paróquias para o serviço de animação bíblica, visando fomentar e difundir a Sagrada Escritura, primeiro elemento para a conversão, base e sustento de toda vida cristã.
Contatos com a equipe podem ser feitos através do site www.sabiblica.org ou pelo e-mail info@sabiblica.org ou mesmo pelo telefone 016 996115115.


O que é SAB/RP

A anima bíblica é indispensável para que a vida da Igreja seja uma “escola de interpretação ou conhecimento da Palavra, escola de comunhão e oração com a Palavra e escola de evangelização e proclamação da Palavra”. Um serviço, mesmo que ad experimentum, para incrementá-la na vida e na pastoral se faz necessário, dai a denominação Serviço de Animação Bíblica (SAB) que pode ser em nível arquidiocesano, forâneo e paroquial.

O SAB arquidiocesano tem como principal objetivo dinamizar as Pistas de Operacionalização da Terceira Urgência das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto – 2015-2019. Ele conta com uma ferramenta pastoral que é a página www.sabiblica.org que pode ser acessada também através de um link no site www.arquidioceserp.org.br que pertence à arquidiocese.

Nesta ferramenta podem ser encontrados orientações, formações, subsídios, vídeos, divulgação de cursos, encontros, feiras e outros eventos relativos à animação bíblica da vida e da pastoral na Arquidiocese de Ribeirão Preto.


Referência bíblica

“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2 Timóteo 3,16).

Nota: “Com efeito, nos Livros Sagrados o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual” (Dei Verbum, n.21)


Perspectivas de ação:

As Perspectivas de Ação, indicadas no documento que concretiza as diretrizes:

a)      Valorizar grupos de Leitura Orante da Palavra de Deus;
b)      Incentivar a criação dos estudos bíblicos;
c)     Valorizar a Liturgia; formação litúrgica para os grupos de canto e corais; evangelizar as devoções.

VÍDEOS

Marcadores

Estudos e peregrinações

Tecnologia do Blogger.