domingo, 15 de janeiro de 2017

1ª Urgência: Igreja em estado permanente de missão


 “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo!”(Mc 16,15)

“AIgreja é missionária por natureza. Existe para anunciar, por gestos e palavras, a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. Fechar-se à dimensão missionária implica fechar-se ao Espírito Santo, sempre presente, atuante, impulsionador e defensor (Jo 14,16; Mt 10,19-20)” (DGAE, n. 35).

A Igreja de Ribeirão Preto assume a necessidade da urgência missionária de levar o Evangelho a todas as criaturas, cumprindo o mandato missionário de Jesus: “assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20,21), sendo uma Igreja de discípulos missionários em estado permanente de missão. “Somos Igreja em Missão” (SIM). O ser missionário é uma condição essencial de todo batizado. O cristão autêntico é missionário. Esta condição missionária é inerente ao seguimento de Jesus e precisa ser assumida nos diversos contextos da vida humana. “Entre esses contextos, sobressaem a cultura urbana e a realidade da Amazônia, ‘teste decisivo, banco de prova para a Igreja e sociedade brasileiras’” (DGAE, n. 34). Para isso, a Igreja de Ribeirão Preto compromete-se em dar mais atenção e amplitude aos Conselhos Missionários, seja o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) e Conselho Missionário do Seminário (COMISE), pensando nas suas articulações, oferecendo momentos de capacitação, espiritualidade e fortalecimento.

A missão do discípulo deriva do encontro com a pessoa de Jesus Cristo. Ela consiste em anunciar o Reino de Deus, no encontro com as pessoas, famílias e comunidades. Lembra-nos o Papa Francisco dirigindo-se à Coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013: “O que derruba as estruturas caducas, o que leva a mudar os corações dos cristãos é justamente a missionariedade”.  

A Juventude merece atenção especial. Os jovens estão inseridos em grupos e meios sociais e virtuais nos quais o anúncio do Evangelho se faz imprescindível. Fomentar a consciência missionária do jovem é um desafio também assumido por todas as esferas da Igreja de Ribeirão Preto.

 Perspecvas de ação:

Diante das indicações assumidas, várias são as perspectivas escolhidas pela Assembleia:

a) Fomentar as Missões Populares; atividades missionárias (terços, visitas e novenas); incentivar a Infância e Adolescência Missionária (IAM) nas paróquias; projetos missionários nas periferias;

b) Capacitação Missionária para Jovens: motivando-os a serem autênticos discípulos missionários;

c) Despertar a missionariedade na catequese de iniciação;


d) Motivar os projetos missionários: dar maior visibilidade ao Projeto Missionário Ribeirão Preto/Manaus, com fôlders, vídeos, depoimentos dos trabalhos realizados; proporcionar a participação dos leigos no Projeto Missionário Ribeirão Preto/Manaus

Estudos e peregrinações

Vídeos